Rebote, o vilão dos trabalhos com motosserra!

O que é o rebote, e como ele acontece?

O rebote pode acontecer em duas situações: quando a motosserra encontra um obstáculo no meio do corte, ou quando bate contra a madeira com o quarto superior do sabre, nesses dois cenários a motosserra acaba sendo lançada contra o operador.

Atenção: Toda vez que a motosserra é utilizada na altura acima do peito do operador, a força do motor da máquina, que é o principal motivo da ocorrência de rebotes, junto com o peso da motosserra, geram um risco consideravelmente maior de rebote!

Posição adequada de cortar

motosserra

O indicado para ter maior segurança durante o corte é segurar com a mão direita firme no cabo atrás da motosserra, enquanto a mão esquerda fica sobre o cabo arqueado para centralizar o peso da máquina!

Quanto à posição de corte em relação ao sabre, o ideal é que seja utilizado a parte debaixo e a área central do sabre. Em casos de utilização da parte superior do sabre a área central também é a parte indicada para encostar na madeira.

É importante também que seja evitado cortar com o quarto superior da ponta do sabre, já que essa parte quando encostada na madeira tem uma tendência muito maior de jogar a motosserra fortemente contra o operador.

Proteção de mão e freio

segurança

A proteção de mão ajuda a evitar tanto o rebote como também proteger dos próprios galhos ou resíduos do corte de atingir e machucar o operador.

Já o freio ou trava da corrente funciona da seguinte forma: Se quando o operador estiver cortando a madeira o rebote acontecer ele irá acionar a trava impedindo a corrente de rodar, logo após acontecer o rebote o freio deve ser destravado novamente.

Funcionamento dos componentes do freio

Nessa parte da motosserra encontramos as seguintes peças:

Embreagem: conforme a motosserra for acelerada, a embreagem vai expandir e prender no tambor que está acoplado com a corrente, consequentemente a corrente vai começar a girar.
Cinta do freio: Na tampa do abre está posicionada a cinta do freio, ao redor do tambor de embreagem, que quando acionada vai fechar e travar o tambor, parando a corrente imediatamente.

Antes de utilizar a motosserra, deve ser verificado o freio da motosserra e o tambor da embreagem, conferindo se não estão gastos ou rompidos. Uma ótima forma de realizar esse teste é acelerar a motosserra e acionar o freio para ver se a corrente está travando, caso a corrente não parar durante o teste é indicado que a assistência técnica autorizada seja acionada.

EPI’s

Os EPI ‘s ou Equipamento de Proteção Individual são responsáveis por aumentar o nível de segurança do operador, durante serviços com a motosserra destacamos os seguintes equipamentos:

epi

Capacete de proteção:
Começando pelo capacete de proteção, escolhemos este modelo que já vem com o protetor de rosto e também o protetor auricular. Ele ajuda a proteger o operador contra:

Ruído: Sabemos que o ruído causado pela motosserra é bastante alto, e se for por longos períodos pode até mesmo prejudicar a audição. O protetor auricular irá abafar o ruído, reduzindo a quantidade de decibéis que chegam ao ouvido interno.
Galhos: O capacete vai proteger a cabeça de possíveis danos causados por galhos durante a poda de árvores.
Resíduos e serragem: A viseira ou faceshield, impede que resíduos do corte atinjam os olhos ou o rosto.

epi



Luvas
As luvas dão mais firmeza e segurança para o operador durante a utilização da motosserra.

O trabalho com a motosserra é bastante perigoso caso não feito com atenção necessária, então é sempre indicado que o operador esteja ciente do que está fazendo, que tenha firmeza enquanto segura a máquina, observe as árvores que irão ser podadas e as madeiras que irão ser cortadas, além de também procurar a existência de pregos ou qualquer outro material que possa causar um acidente na hora do corte. Toda atenção, todo cuidado é pouco, já que a motosserra é um equipamento que assim como tantos outros é cortante, afinal nossa vida e nosso bem estar são os nossos bens mais preciosos!


Assista nesse vídeo como o rebote ocorre e como evitá-lo:

Ficou com alguma dúvida? Nos chame pelas nossas redes sociais ou telefone.
Conhece alguém que trabalha com motosserras? Mande esse conteúdo, certamente irá ajudar!
Abraços e ótima semana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *