Como escolher a roçadeira certa para o seu trabalho? Na hora de comprar uma roçadeira nova existem muitas dúvidas, muitas pessoas não conhecem os modelos existentes no mercado, e muitas vezes acabam gastando mais que o necessário ou comprando um modelo que não resolve seu problema. Mas não se preocupe, se você tem essas dúvidas nós vamos te ajudar contar tudo o que você precisa saber para escolher a roçadeira adequada para o seu trabalho.
Marcas de roçadeiras
Quando se refere a marcas de roçadeira, existem basicamente três categorias:
- Comerciais: Geralmente são máquinas importadas da China para o Brasil, para serem revendidas com a logomarca de empresas brasileiras. São produtos mais simples, feitos para serem baratos.
- Intermediárias: São produtos importados, assim como as marcas comerciais, mas possuem uma qualidade maior por serem empresas mais tradicionais e já terem aprendido com alguns erros. Acabam selecionando fornecedores na china que conseguem entregar com qualidade acima das marcas comerciais.
- Premium: São marcas tradicionais já consolidadas no mercado, que desenvolvem os próprios modelos (não são genéricas), e que contam com alta entrega de potência, durabilidade e funcionalidade. Apesar do investimento ser maior, ao longo do tempo geram economia, um desempenho maior e menos estresse.
Modelos de roçadeiras:
Quanto aos modelos de roçadeira, variam de acordo com a performance que o consumidor precisa e a intensidade do trabalho a ser desenvolvido.
Podemos dividir em 5 categorias (vamos utilizar como exemplo a linha de roçadeiras da Husqvarna, que é uma marca premium e líder mundial):
Categoria ocasional: Husqvarna 131R, é uma roçadeira que tem potência de sobra e fácil usabilidade, ideal para manter limpo e organizado, pequenos sítios, jardins e propriedades rurais com agilidade, praticidade e segurança.
- Cilindrada: 32.6 cm³
- Potência real: 1.21 c.v.
- Peso (sem equipamento de corte): 7.0 kg
Categoria profissional leve: Husqvarna 226R, ela é confortável para o trabalho por conta do seu peso reduzido, e possui motor de alta performance. É ideal para jornadas de trabalho longas mas que não precisem de potência superior. Esse modelo é o queridinho dos produtores de café, já que é possível acoplar a derriçadeira, equipamento que auxilia na colheita dos grãos.
- Cilindrada: 25.4 cm³
- Potência real: 1.07 c.v.
- Peso (sem equipamento de corte): 5.1 kg
Categoria profissional intermediário: Husqvarna 236R, também com motor de alta performance mas com potência extra, essa roçadeira transita bem entre as necessidades do consumidor, pois ela pode ser utilizada para serviços mais pesados, além de também ser uma boa opção para quem tem menos trabalho mas quer ter mais agilidade.
É indicada para longas jornadas e para pessoas que precisam de potência extra como serviços florestais e propriedades rurais.
- Cilindrada: 33.6 cm³
- Potência real: 1.61 c.v.
- Peso (sem equipamento de corte): 7.2 kg
Categoria profissional intensiva: Husqvarna 143R-II, um pouco mais pesada, potência maior e motor de alta performance, essa está entre as roçadeiras mais vendidas do Brasil. Propriedades rurais maiores precisam de modelos assim para realizar o trabalho com muito mais rapidez se comparado às roçadeiras profissionais intermediárias, o segredo é a robustez dos componentes e a potência sobrando no motor.
Empresas de prestação de serviços tem preferência por esse modelo devido a baixa manutenção, alto rendimento e baixo consumo.
- Cilindrada: 41.5 cm³
- Potência real: 2.01 c.v.
- Peso (sem equipamento de corte): 7.2 kg
Categoria profissional ultra: Husqvarna 545FR, possui peças ainda mais reforçadas, e motor com potência sobrando, a ideia aqui é vencer qualquer tipo de vegetação. É uma máquina excelente para usar com serra circular e para derrubar pequenas árvores e galhos.
Sabemos que alta potência na roçada significa fazer o trabalho em menos tempo, e que o tempo é o nosso bem mais precioso, por isso essas roçadeiras valem cada centavo. Adquirir uma boa roçadeira nunca é um gasto, e sim um bom investimento.
- Cilindrada: 45.7 cm³
- Potência real: 2.8 c.v.
- Peso (sem equipamento de corte): 8.7 kg
Por último é importante lembrar que maior cilindrada não necessariamente quer dizer maior potência, a Husqvarna por exemplo, mede a potência diretamente no corte e não apenas no motor, afinal não queremos números e sim resultados.
Se conhecer alguém que esteja precisando comprar uma roçadeira, envie esse link, certamente vai ajudar na escolha. Ficou com alguma dúvida? Escreva nos comentários.
Siga nossas redes sociais para conhecer mais sobre os equipamentos.
Um abraço e boa semana.
Estou começando, era zelador de um condomínio e com o tempo consegui adquirir uma roçadeira inferior, uma garthen 55,trabalhava com uma sthil fs 160.
Nesta região em Florianópolis tem bastante trabalho para roçadeira e até o fim do ano quero uma husqvarna, já sei onde vai ser a compra!
Olá Manoel, tudo bem?
As roçadeiras Husqvarna, com certeza irão te ajudar muito, ficaremos muito felizes em fazer parte desse processo com você 😁 Sucesso e até mais 😃